Sobre Nós
QUEM SOMOS
Sob a denominação de Centro Especializado em Atendimento a Criança e Adolescente Vítimas de Violência Doméstica – CAVIDA, com sede à Rua Raul Batista dos Santos, nº 56 – Pau Amarelo – Paulista/PE, com foro na Cidade do Paulista e jurisdição em todo o Estado de Pernambuco com seus atos constitutivos registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta Comarca de Paulista/PE, sob o nº de ordem 71.178, em data de 10.07.2006, com inscrição no C.N.P.J. do Ministério da Fazenda sob o nº 08.144.485/0001-07.
Somos uma Organização da Sociedade Civil, de direito privado, sem fins econômicos, apartidária, de caráter filantrópico, cuja missão é desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento das diversas formas de violências contra crianças, adolescentes, jovens e idosos, entre as quais: a doméstica, a sexual, a psicológica, a física e o trabalho infantil, abordando os seus aspectos psicossocial, jurídico, pedagógico e sócio cultural, proporcionando assim, pleno conhecimento de cidadania, que se regerá pelo referido Estatuto social.
OBJETIVO GERAL
O CAVIDA tem por objetivo geral promover e defender os direitos fundamentais de crianças, adolescentes, jovens e idosos contribuindo com sua formação humana, em especial quando vitimados pelas diversas formas de violências, em colaboração com os demais membros do sistema de garantia de direitos, promovendo ações preventivas e educativas para fortalecimento da autoestima, da identidade pessoal de gênero, de cor e racial, de pessoa com deficiência e de orientação sexual, capacidade de se expressar, sobretudo entre seus pares para lhes fomentar uma postura ética e do sentido da própria vida respeitando a diversidade entre as pessoas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Garantir que seus objetivos sejam voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social.
Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.
Promover a assistência social para seu público.
Oferecer atendimento psicossocial às crianças, adolescentes, jovens e idosos vítimas das diversas formas de violências, entre as quais: as domésticas, as sexuais, as psicológicas, as físicas, o trabalho infantil, as discriminações por pertencimento identitários; tais atenções também se estendem a seus familiares.
Contribuir para a melhoria do relacionamento interpessoal de crianças, adolescentes, jovens e idosos, promovendo sua autoestima.
Executar as medidas socioeducativas em meio aberto de Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida na forma preconizada pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.
Promover o direito à convivência familiar e comunitária, com ênfase na reintegração familiar de crianças e adolescentes vítimas de violências.
Disponibilizar acolhimento provisório para crianças, adolescentes, jovens e idosos vítimas das diversas formas de violências elencadas na alínea d).
Dar ao adolescente e ao jovem a oportunidade de produzir, crescer e organizar-se enquanto cidadão, através de capacitação e formação para o mundo do trabalho, assegurando os direitos garantidos na constituição federal e legislações afins.
Promover seminários, palestras, oficinas e fóruns com temas voltados para a reflexão da prevenção às diversas formas de violências contra crianças, adolescentes, jovens e idosos.
Encaminhar, quando necessário, crianças e adolescentes vítimas das diversas formas de violências às políticas sociais básicas e de assistência social, conforme preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Desenvolver e fomentar atividades culturais, de lazer e de esportes.
Promover a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, despertando na criança e no adolescente o interesse em preservar e conservar esses bens naturais.
Fomentar o protagonismo juvenil, promovendo a formação de adolescentes para que se tornem agentes multiplicadores de informações, capacitando-os para repassar aos seus pares informações importantes no âmbito da prevenção de riscos inerentes a essa faixa etária, através de ações pedagógicas regulares, distintas do ensino escolar regular tradicional.
Elaborar material didático e informativo sobre os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, destinados tanto para sua formação quanto para os trabalhadores do sistema de garantia de direitos.
Desenvolver ação de promoção de direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes, em especial com grupos de adolescentes gestantes, abrangendo as informações necessárias para esse momento de vida, proporcionando uma vivência positiva da maternidade, assim como informações sobre um futuro planejamento familiar.
Realizar capacitações periódicas para os educadores sociais de crianças e adolescentes vítimas de diversas formas de violências, utilizando práticas transformadoras e inovadoras, dentro da visão da formação integral do ser.
Trabalhar a coletividade da cidadania junto às pessoas idosas.
Fortalecer, em parceria com órgãos públicos e privados, as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Estabelecer colaboração técnica, pedagógica e científica com instituições de pesquisa e de ensino superior, para a produção de estudos e diagnósticos sobre os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Promover e assessorar as entidades de atendimento governamentais e não governamentais que executam programas e projetos de promoção e defesa de direitos fundamentais de crianças e adolescentes, especialmente no que se refere às diversas formas de violências cometidas contra esse público e às medidas socioeducativas.
OBJETIVOS SUPLEMENTARES
São objetivos suplementares do CAVIDA, a criação de organismos de natureza socioeducativa e cultural, quais sejam:
I – Acolhimento provisório para crianças e adolescentes vítimas das diversas formas de violências;
II – A Creche Escola;
III – Espaço para atendimento psicossocial aos adolescentes que respondem as medidas socioeducativas em meio aberto de prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida;
IV – Consultoria, Assessoria para as Organizações da Sociedade Civil sobre direitos fundamentais de crianças, adolescentes, jovens e idosos;
V – Promoção e Qualificação profissional;
VI – Espaço da horta comunitária voltada para agricultura autossustentável e familiar;
VII – Espaço para atendimento a crianças, adolescentes, jovens e idosos vítimas das diversas formas de violências e seus familiares.
MISSÃO
Sua missão é desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento da violência doméstica contra crianças, adolescentes, jovens e idosos abordando os seus aspectos psicossocial, jurídico, pedagógico e sociocultural, proporcionando assim, pleno conhecimento de cidadania.
VISÃO
Favorecer o desenvolvimento pessoal e social, do público atendido, bem como garantir atividades socioeducativas que venham a contribuir e oferecer aos adolescentes e jovens condições favoráveis a formação de sua identidade e constituição como sujeito de direitos
Princípios e Valores
Dignidade, Respeito, Direito, Ética, Comprometimento, Responsabilidade, Qualidade.
ESTRUTURA
A infraestrutura que o CAVIDA possui lhe tem proporcionado a execução de projetos de cunho social. O Espaço físico possui uma área composta de dois pavimentos, sendo que no TÉRREO temos:
01 refeitório totalmente equipado com mesas e cadeiras;
01 sala de apoio técnico;
02 salas dos cursos de inclusão produtiva;
01 almoxarifado;
01 copa/cozinha;
01 área de serviço;
01 salão de reunião;
04 banheiros (02 femininos e 02 masculinos);
01 área de lazer (piscina);
01 sala do cantinho da leitura/oficinas.
No 1º ANDAR temos:
01 sala de Inclusão Digital;
01 sala do Psicossocial;
01 sala da Coordenação;
02 banheiros.
01 Sala de curso de inclusão produtiva
Toda a área é murada com sistema de alarme e cerca elétrica, dando plena segurança aos usuários.